Resenha: Um Homem misterioso

março 16, 2016


É complicado para mim falar desse livro, pois do início até o final da leitura se passaram meses, muitos meses. O que acontece é que esse livro tem um início bem devagar. No começo o nosso personagem principal que não possui nome e é apenas chamado pelos conhecido de "Signor Farfalha", só sabe se vangloriar de como é prodigioso e inteligente. Não sabemos de onde vem e qual sua história, pois ele mesmo não deseja contar. O problema é que não há como ter apego por um personagem assim na minha opinião.





Os moradores da pequena aldeia italiana onde ele reside o chamam de signor Farfalla - Sr. Borboleta. Um homem discreto e reservado, ele passa a maior parte do tempo estudando e pintando borboletas raras. Mas sua verdadeira profissão é mortal. Se considera um artista, mas não pelos quadros que supostamente pinta, e sim pelas armas que desenvolve para assassinos. Farfalla decide que a próxima encomenda será a última. Então, quem sabe, ele poderá se aposentar e viver confortavelmente na aldeia italiana que aprendeu a amar - próximo da bela jovem Clara. Mas o círculo está se fechando e um habitante das sombras pode acabar com seus planos.
Martin Booth criou um thriller psicológico instigante e surpreendente, com um personagem inteligente e carismático, repleto de conflitos. Um homem misterioso foi adaptado para o cinema, com George Clooney no papel principal e direção de Anton Corbijn.
A primeira metade o narrador nos conta como consegue se esconder e fugir de seus desafetos e possíveis ameaças e aos poucos vamos descobrindo sobre sua personalidade. A única coisa que traz humanidade para esse homem é sua estranha amizade com o padre da cidade, mesmo assim a narrativa é lenta e maçante.
Eis que de repente as coisas começam a acontecer, aos poucos a relação do personagem com a mulher que ama vai sendo mostrada, o temor dele em se apegar e talvez depois ter que abandona-la e ainda o convívio com alguns amigos. Agora sim há em que e a quem se apegar. 
Na reta final da história existe o mistério do "homem das sombras" que dá uma reviravolta na vida do protagonista, algo meio que esperado desde o início, mas mesmo assim chocante. 
Um homem misterioso é uma história que não prende, e que para mim é esquecível. O autor demorou a contar os fatos. Ao longo da narrativa existem várias reflexões existenciais, mas isso é pouco.
Então é isso, espero que tenha gostado. E me diz aí se já leu o que achou, ou se pretende ler. Beijos. 




You Might Also Like

6 comentários

  1. Leituras arrastadas não dá né? Se cheguei na página 50 e não me prendi, nem insisto sério..
    Pode ter um final maravilhoso, que não vou conhecer rs

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso com tantos livros que perdi a conta. Só consegui terminar esse por questão de metas. Decidi terminar todos os livros que deixei pela metade rs Beijos

      Excluir
  2. Eita que eu não conhecia esse livro nem o filme. Alias, o filme tem o mesmo nome do livro? Achei a premissa interessante.

    Bjs. http://fluxoconstante2.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Não assisti o livro, mas realmente a premissa é interessante, mas a leitura como um todo não. O livro é chatinho.

      Excluir
  3. É engraçado, tem livro que é chato no começo e depois a gente não desgruda mais... O duro é que muitas vezes já perdemos o fio da meada ou pegamos raiva dele até deslanchar... Tão triste ler um livro e saber que nos esqueceremos dele em breve...
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse eu terminei como um compromisso para perder o costume de deixar livros pela metade. Beijos

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts