Antes que acabe: Bones

março 20, 2017


A séries policiais geralmente tem seu enredo baseado na investigação de um caso ao longo de um episódio. Entre tantas séries lancadas dentro desse gênero surgem algumas pequenas mudanças, em sua maioria elas mantêm o principal atrativo de uma trama policial que é o mistério. Entretanto o que frequentemente mais interessa o público não é apenas o caso semanal, mas também a história pessoal dos personagens. Bones tem nesse quesito seu ponto forte.

A série gira em torno da Dra. Temperance "Bones" Brennan, uma antropóloga forense que trabalha no Instituto Jeffersonian e escreve romances policiais. Ela é chamada para ajudar nas investigações policiais de assassinato quando a identificação da vítima é dificultada porque corpo está decomposto, foi carbonizado ou está totalmente desfigurado. Brennan tem uma grande habilidade em desvendar as pistas ocultas que se escondem por trás do cadáver e ossada das vitimas.



A primeira coisa que eu preciso falar é: Nunca desista de uma série no primeiro episódio, NUNCA. Conselho de quem quase fez isso com uma série maravilhosa. Lá estava eu, procurando uma série para suprir a falta que "O Mentalista" estava fazendo, pois finalizei a pouco tempo, (bem atrasada da para perceber) quando escolhi "Bones", mais por se tratar de uma série policial protagonizada por uma mulher em posição de poder e a melhor no que faz. Confesso que o episódio piloto é meio chatinho, pelo menos eu achei. Entretanto ao passar dos episódios seguintes, essa seriezinha foi me conquistando, pois além de mostrar a impressionante inteligência da Doutora Temperance Brennan (Emily Deschanel), ainda apresentou um dos melhores casais de séries que já vi. Booth e Brennan brigam, mas brigam muito, apesar de tudo dá para perceber o quanto são amigos, e o quanto se amam e toda a tensão sexual que existe entre eles, tipico de séries do genero. Um dos pontos que mais atraem é justamente esse casal, que apesar de parecer que nunca ficaram juntos, rendem muitos momentos engraçadíssimos e fofos também. Além do mais, foi o Booth que colocou esse apelido nela,  já dá para perceber daí a maturidade de um com o outro.     

                
Outro ponto forte em "Bones" é personalidade da protagonista. Brennan é brilhante no que faz e sabe disso, por esse motivo acaba se tornando arrogante e prepotente. Apesar da personalidade difícil,  não é uma personagem chata e está longe de ser uma pessoa má, ela apenas criou uma barreira entre as pessoas a sua volta e a si mesma, por causa do trauma que sofreu ainda adolescente quando foi abandonada pelos pais e irmão mais velho. A falta de habilidade social de Bones e a maneira como lida com isso rendem ótimos momentos na série. 
Como personagens secundários, temos os outro integrantes da equipe do instituto Jefersonian ,cada um mais maluco que outro. Tem gente de todo tipo desde o cara rico que esconde isso dos colegas e adora uma teoria da conspiração (Jack Hoddigs), até a amiga compreensiva e animada (Angela), que aguenta as chatices de Brenam(Lembra um pouco a relação de Sheldon e Leonard em TBBT), a chefe que tenta, mas acaba não tendo autoridade nenhuma(Cam), os estagiários, e ainda o psicólogo do FBI que por ser jovem inicialmente não e levado a sério. Eles não têm lá grandes histórias interessantes, mas vez ou outra, ficamos sabendo de detalhes e nos aproximamos mais de cada um. Todos são muito amigos e unidos, relevam muita coisa a respeito da personalidade difícil de Bones, e fazem muita coisa um pelo outro, além de torcerem para que o casal B&B fique junto. Vale destacar, aqui, que o maior shipper de Bones é o psicólogo Sweets( não sou eu nem você que assiste tá?). Eu sei que não falei do Aubrey, mas é porque não cheguei ao episodio que ele aparece.
Outro ponto que gosto muito em "Bones", é a quantidade de personagens femininas em papeis relevantes, que são independentes, boas no que fazem em seu trabalho, e não se resumem a serem pares românticos de personagens masculinos. A começar pela protagonista da série, Brennan é brilhante e indispensável para as investigações, pois ninguém entende os ossos como a doutora. Cam é uma mulher na posição de chefe e também é uma medica legista de respeito, que entrou na história como se fosse ser rival de Brennam, mas se tornou uma grata surpresa, pois ao contrário do que Booth pensou inicialmente, e acredito que alguns fãs também, ela não estava nem aí para ele ao ir trabalhar no Jefersonian, e sim pensando na própria carreira. Além do mais Cam se tornou uma personagem carismática e querida, nada de rival e sim amiga de todos. Nesse pacote de personagens femininas ainda vale destacar o papel de Angela, que além de amiga da protagonista, ainda se tornou ao longo dos episódios um verdadeira especialista em computação, e Caroline, a procuradora que chama todos de "Cherry" e frequentemente é atormentada por Booth, Brennan e sua turma, para conseguir incriminar os suspeitos.
Entretanto, infelizmente, nem só de pontos positivos essa série é feita. Os acontecimentos não têm continuidade, o desenvolvimentos dos casos é muito repetitivo a ponto de quem está assistindo conseguir adivinhar quem é o culpado, a a trama não tem um vilão como acontece em "O Mentalista" por exemplo. Problemas ocorridos em episódios anteriores são facilmente resolvidos, ou são completamente esquecidos durante vários seguidos, para quando ninguém praticamente lembrava, as coisas voltarem a acontecer terem um desfecho, que muitas vezes, não é satisfatório e deixa muito a desejar. 

Enfim, "Bones" é uma série do gênero policial que é essencialmente procedural, por vezes um pouco cansativa, mas se salva pelos seus personagens carismáticos, principalmente (sem condições) por causa de Brennan e Booth, que formam um casal divertido, com diferenças entre si, mas muito cativantes. Só posso avalia-la como uma série muito boa, com pontos negativos, mas principalmente positivos. Com certeza entrou para a minha lista de preferidas, e já estou triste e com saudade por estar acabando.

Conhece ou assiste a série? Me diga o que achou da minha opinião e diga o que concorda ou discorda. Não assiste ou nem conhece? Indico que vá assistir já. Beijos.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu amo Bones <3 eu comecei a ver um dia mt por acaso na fox e quando eu fui perceber tava maratonizando. Embora ela tenha muitas temporadadas pra mim, mesmo com uns pontos baixos e alguns ep meio arrastados, foi uma das pouquíssimas séries que eu não abandonei com mais de três temporadas. Tem um lugarzinho mt especial no meu coração só por isso <3 e pq eu adoro o david desde angel haha

    Jedi de óculos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo <3 acho que fui um pouco fria na postagem, mas amo Bones. B&B <3 Vou procurar assistir Angel hahaha mas queria que a Emily fizesse outra série depois. Obrigada pela visita :*

      Excluir
  2. Ainda não assisti essa série, mas gostei da sua resenha e ela vai pra minha lista de séries que pretendo ver 😉

    http://blogsuperantenada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts