Primeiro post - Resenha: Como eu era antes de você

setembro 18, 2015


Bom, antes de comprar este livro eu já havia visto falarem muito nas páginas de leitura que curto no Facebook. As pessoas sempre diziam que choraram horrores lendo-o, que era muito emocionante e tal, mas para falar a verdade eu não tinha vontade nenhuma de ler. Achava que era mais um romancezinho clichê ou que provavelmente era parecido com A Culpa é das estrelas (que amo). Saber que seria adaptado para o cinema com Emilia Clake como a Lou despertou meu interesse (olha a Daenerys Targaryen! The mother of dragons!). Fiquei curiosa de ver a atriz em outro papel, e não poderia assistir o filme sem ler o livro primeiro. Então comprei.


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


A leitura é muito boa, leve e sem muitas surpresas no começo com várias cenas um pouco repetitivas. Assim, Lou odeia o emprego e no início sua relação com Will não é nada amigável, ela sente que sua presença ali é apenas tolerada por seu patrão. Eles se evitam, e o que mais Lou deseja é ir embora daquela casa. Até que um dia ela descobre o verdadeiro motivo por ter sido contratada e o que espera Will no futuro. Com isso e ela começa a se esforçar para que seu patrão veja que viver ainda vale a pena, e tenta a todo custo impedir que este dê um fim a sua própria vida. Por outro lado Will está disposto a mostrar a Lou o que realmente significa viver, já que a moça não consegue desgrudar de seu passado e não consegue sair da sua zona de conforto. Ao longo dos acontecimentos narrados em sua maioria pela protagonista, o leitor pode perceber que a história não se trata de um romancezinho bonitinho onde é mostrado que o amor é capaz de superar tudo, e que eles vão se apaixonar e vão ser felizes para sempre como se nada tivesse acontecido. (Sim, era isso que eu pensava, não sei você que já leu, e desculpa quem ainda não leu, se eu acabei com a ilusão). A história é emocionante e faz refletir o que realmente importa. Viver uma vida tranquila e sem muitas mudanças, apenas por ser mais seguro, ou viver intensamente fazendo que se gosta, sem se importar em correr riscos?

Eu achei um pouco contraditório, ao mesmo tempo Will querendo se matar e fazer com que Lou aprenda a viver de verdade. Mas a história é linda, emocionante e faz chorar. Quem tem o coração mole como o meu então...
Primeiro livro da Jojo Moyes, e posso dizer que não decepcionou, pelo contrário espero no futuro ler mais livros dela. Recomendo a leitura.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu tenho o livro aqui mas ainda não li, mas depois da sua resenha fiquei com mais vontade de ler!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
  2. Pois então leia que é muito bom hahaha ;)

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts