Ressaca literária ou preguiça?

outubro 20, 2015


Ola nerds e leitores, tudo bom? Comigo está mais ou menos, pois estive pensando nesses últimos dias em como li pouco durante este ano. Reparei que minha fila de leitura está enorme, nos últimos meses tenho apenas comprado mais e mais livros, sendo que nenhum deles foi lido. Não sei como chamar este fenômeno que ocorre em minha vida e não sei como fazer para parar também. O que fazer numa situação dessas?
Foi mais ou menos quando fiz 11 anos de idade que meu gosto por literatura começou, e desde então sempre li muitos livros em pouco tempo, chegava a terminar um livro razoavelmente grande em menos uma semana. Os títulos da bibliotecas que faziam parte do meus gêneros literários favoritos ficaram escassos ao ponto de me fazer comprar meus próprios. Foi aí que descobri o maravilhosos mundo das lojas virtuais: Submarino, Saraiva, Extra entre outros, passei a visitar constantemente. Era incrível a quantidade de promoções. Um pequeno sonho começou a ser realizado, fui montando minha estantes(que ainda é beeem pequena). Conheci John Green, George R.R. Martin, Jane Austen, J.R.R. Tolkien, entrei num paraíso! Era só pensar em um livro do meu interesse e comprar na promoção. Mas, depois de um tempo a coisa começou a desandar. Percebi que estava apenas acumulando títulos na estante sem que abrisse algum deles para ler. Meu Deus! Eu li apenas 3 livros em 2015(Que absurdo para mim!) me dá vontade de chorar.

Não consigo sair dessa preguiça ressaca. Ah! Quantos livros comecei e deixei pela metade, se é que cheguei na metade, parece que nenhuma história é interessante. E a vontade de comprar mais só aperta.Talvez o estresse do dia a dia tenha me atrapalhado nas minhas leituras, mas prometo que 2016 será diferente!
Estou pensando em várias formas de sair dessa preguiça ressaca literária.Tomara que em breve consiga. Se conseguir vai ter mais resenha aqui no blog.

E me conta, você já sofreu com ressaca literária antes? Como fez para se livrar?

You Might Also Like

24 comentários

  1. Oi Alane, tudo bem? Te indiquei no meu blog para a tag The Liebster Award http://suesoares.blogspot.com.br/2015/10/tag-liebster-award_20.html, assim que terminar me avisa pois quero muito ver... bjs linda e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Ressaca literária é algo que existe sim, e quando pega a gente de jeito é uma coisa de louco. Minha dica é: pegue um dos livros não lidos que você tem na estante (de preferência um desses que é fácil de ler, uma história mais leve é melhor) e coloca uma meta de páginas para ler por dia. Quando eu fiz isso, coloquei 50. Tinha dia que eu achava que não ia conseguir, mas o segredo é desligar todo o resto (Facebook, TV, tudo mesmo) e só voltar quando atingir a meta diária. Também tem que ser uma das primeiras coisas que você faz nas suas horas de lazer. Aos poucos, o gosto pela leitura volta.
    Para me animar, também fiz tipo um diário online do que eu tinha lido naquele dia. O Goodreads permite que você vá escrevendo conforme for anotando o seu progresso (acho que o Skoob também, mas não tenho certeza). E no fim, escreva sobre as suas impressões sobre o livro. Pode ser no seu blog, para todo mundo ler, pode ser em outro lugar, mas é interessante deixar suas impressões registradas.
    Isso me ajudou muito, talvez também ajude você.

    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo pelas dicas, vou realmente segui-las, estou precisando bastante. Bjs. Obrigada também pela visita

      Excluir
  3. Comecei o ano animada, ai parei... voltei para uma maratona no inverno.. PAREI DE NOVO e agora voltando hauhauhuahahuah
    acho que meu caso é preguiça não ressaca viu? Só ando lendo agora pq o trajeto para meu trabalho é longo e fico entediada =/

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tenho essa sorte. Meu trabalho fica perto de casa hahaha Bjs

      Excluir
  4. O meu maior problema com leituras é querer fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Mesmo parando pra ler, minha lente não desliga pra focar na leitura.
    Tenta organizar maratonas próprias e estipular metas para leitura. Às vezes ajuda :)

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  5. Adorei o título, ressaca literária me define muito! Também lia muito e hoje com a correria da vida não dá mais. Sinto até que isso me embruteceu, antes os romances embalavam meus sonhos e agora é só a dura realidade mesmo e olhe lá!
    https://lostinbeautyland.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro tanto com isso. Me sinto assim também, é bem chato.
      Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Tive uma ressaca literária pela primeira vez esse ano. Achei que era mito, mas ela existe mesmo! hahahah Comecei uns 10 livros e não continuei nenhum. Sinceramente? Acho que a gente acaba criando uma certa pressão de "preciso ler!" e isso só piora tudo. É melhor você ficar sem ler nada e esperar vir uma vontade realmente grande de ler algum livro ou gênero específico. Daí você vai na sua estante cheia de livros não lidos e pega um, pra ler com bastante calma.

    PS.: amei o Darth Vader no cursor no seu blog hahahaha

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei fazer isso. E lá se foRAM meses sem ler. Comecei vários, gêneros diferentes, mas não consegui. Comigo não deu muito certo hahahá. Acho que também sofro de preguiça. Obrigada, eu amo também kk

      Excluir
  7. Eu achava que "Ressaca Literária" era lenda hahaha
    Até que tive uma esse ano. Olhava pros livros da minha estante e não tinha vontade de ler nenhum e os que me davam um pouquinho de vontade eu começava e logo parava. Aí eu resolvi ler um romance, que não é bem meu estilo preferido de leitura. Por ser uma leitura leve, ele fluiu bem e rápido e me tirou da Ressaca :)
    Não tive mais nenhuma desde então, mas muitas vezes eu demoro pra começar a ler um novo livro depois que finalizo uma leitura porque não sei qual escolher. Quero saber a história de todos ao mesmo tempo e fico indecisa por causa disso.
    Espero que sua Ressaca passe em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A mesma coisa que sinto. Agirá acho que tá passando. Tô conseguindo ler um livro. Não tive vontade de parar até agora hahah Tomara que passe mesmo. Muito obrigada hahahah Bj

      Excluir
  8. Eu ando meio parada na leitura esse ano, mas estou com muitos problemas. Mas quero voltar a ler mais e mais. Eu sugiro que você não se estresse muito com isso, as vezes para a vontade voltar temos que dar um tempo e pegar uma história que seja maravilhosa e que a sinopse te deixou louca para ler, caso vc queria alguma dica meu blog tem uma parte só com resenhas, e sugiro q dê uma olhada em O lado mais sombrio, A rainha Vermelha e O Chamado do Cuco.
    Espero que vc volte a ler com a empolgação de sempre!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada. Tenho interesse em ler "A Rainha Vermelha". Obg ; )

      Excluir
  9. Verdade, também lê muito pouco esse ano..
    O meu vício de ler, nunca existiu confesso. Mas esse ano estava afim de ler, tipo vários .. Mas o tempo e a preguiça nunca deixaram ... O seu post fez eu refletir na minha leitura..
    Adoreii demais ..
    te seguindo, se puder se seguir o meu ♥
    beijos
    www.garotasslooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Planejei ler muivo e não li quase nada. Obg :D

      Excluir
  10. Puxa, passei por essa fase há uns dois meses mais ou menos, em que fiquei mais de um ano sem ler nada inteiro, só tapeado. Escolhe um horário do dia fixo e tenta ler pelo menos dez páginas, aos poucos tu vais retomando o ritmo :))
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô conseguindo, aos poucos. Obrigada pela dica.
      :* bjs

      Excluir
  11. Até o momento li 33 livros esse ano, um número mediano ao meu ver. Não sofro de ressaca literária, tenho mania de acabar um livro e logo pegar outro, o que acontece muitas vezes é a preguiça, essa vem atrapalhar a minha vida kkkkkkkkkkkkkkkk
    http://jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Confesso que sou um pouco preguiçosa pra ler e quando estou lendo, não consigo me desligar totalmente do mundo. Eu tenho que ler em completo silêncio e sentada porque se eu for ler no quarto deitada na cama eu acabo dormindo e não lendo nada. Como eu disse eu sou preguiçosa pra ler mas, quando pego algo pra ler é porque me interessei mesmo.
    E tem livros que a leitura flui tão bem que quando você vai ver já leu umas 50 páginas mas tem outros que a leitura é meio arrastada, que você não vê a hora de terminar logo aquele livro pra pegar algo mais agradável pra ler mas o final do livro nunca chega.
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando meio preguiçosa, mas aos poucos estou votando. Ler deitada na cama? Para mim nem pensar hahah
      bjs

      Excluir

Participo

”descrição

Popular Posts