Resenha: Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva

outubro 04, 2015

Olá leitores e nerds, tudo bom? Então aqui tá mais uma resenha no blog. O livro de hoje é praticamente um clássico da literatura nacional: Feliz Ano Velho.





Quando o jovem Marcelo sofre um acidente ao dar um mergulho e bater a cabeça, vê sua vida mudar radicalmente. Nesse livro ele conta como foram seus dias no hospital, as visitas que recebeu e as histórias que viveu. Vemos as dificuldades passadas pelo jovem de classe média alta que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, teria que ficar sentado em uma cadeira de rodas, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver. É o relato do trauma e da superação de Marcelo Rubens Paiva.



O livro começa com Marcelo pulando para dar o mergulho e causando o acidente que o deixaria tetraplégico. Daí já dá para ver como é a forma de escrita de Paiva. Informal e descontraída. Isso é a melhor coisa desse livro, o autor consegue contar o seu drama de forma que não deixa o leitor triste.
“Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.”
Entre sua estadia no hospital Marcelo começa a relembrar desde sua infância, adolescência, casos amorosos, loucuras de um jovem livre e sobre o desaparecimento de seu pai Rubens Paiva durante o regime militar, porém deste último assunto não entra em detalhes. Vemos como sua vida social era ativa, cheia de viagens, aventuras, música e muitas namoradas. Vemos também como o acidente mudou sua vida drasticamente. Aos poucos Marcelo vai aprendendo a conviver com as consequências de seu acidente. Através do apoio de sua mãe, amigos e até ex.


Repleto de gírias, histórias divertidas e até alguns palavrões, mas nada que prejudique a leitura, Feliz Ano Velho foi uma grata surpresa, foge do modelo clássico das autobiografias. Eu não esperava muito desse livro, julguei primeiro pela capa, pois a edição que li não é uma das mais bonitas (peguei no colégio, então não estava muito conservado também), e o título também não me agradou. Entretanto qualquer expectativa ruim foi quebrada nas primeiras linhas. Esse livro é tão bom que foi o primeiro que consegui ler duas vezes o único na verdade. Recomendo a leitura muitíssimo, a história prende do início ao fim. Você que não leu tá esperando o quê? Se vocês quiserem conferir também tem um filme que é a adaptação de 1987, mas eu não assisti, porque é bem antigo e achei o começo chaaaato.
Espero que tenham gostado e se interessem em ler este livro maravilhoso. Beijos.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Aline, eu tenho uma dificuldade enorme com clássicos devido a linguagem deles, mas este parece sem bem fácil de ler né? Vou procurar algum exemplar pra ler.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas com certeza é muito fácil. É um clássico de anos 80, tão fácil que eu li duas vezes hahaha Obrigada pela visita

      Excluir
  2. Li este livro na oitava série há quase dez anos atrás. Me lembro que gostei bastante principalmente da historias e do jeito do Marcelo de encarar os problemas. Ótima resenha :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É encantadora o jeito dele de escrever nesse livro mesmo. Obrigada ;)

      Excluir
  3. Não gosto muito de autobiografia mas esse parece ser bem legal! Ele deve ter sofrido bastante...
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de clássicos, apesar de sentir dificuldades para ler. Eu ainda não li, mas pretendo ler sim ^^


    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse não terá dificuldades. A não ser que não entenda algumas gírias hahaha. A leitura é facílima!
      Bjs obrigada pela visita

      Excluir

Participo

”descrição

Popular Posts