Resenha: Persuasão - Jane Austen

maio 12, 2017

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

O que falar desse livro? Não gostei tanto quanto esperava, mas não digo que é um livro ruim pelo contrário é muito bem escrito e proporciona uma leitura muito agradável. A escrita de Jane Austen é maravilhosa. A sensação de estar naquela época em que se passa a história é muito gostosa. Jane Austen descreve com detalhes o modo de vida e costumes daquela época, o que é bastante prazeroso. No entanto esperava mais romance, me incomodou o fato de o casal protagonista quase não aparecer juntos em cena ou dialogar, mas isso parece ser uma característica da autora, até agora só li duas de suas obras então não estou muito habituada. 

"Não posso mais ouvir em silencio.
Preciso falar com você, pelos meios que disponho no momento.
Você trespassa minha alma."
O livro narra os desencontros dos jovens Anne Elliot e Frederick Wentworth. No início ficamos sabendo sobre decisão da protagonista de desistir do casamento ao ser persuadida por sua família e amiga, e ao longo da narrativa descobrimos sobre seu caráter e a forma de se relacionar com as pessoas a sua volta, e o quanto seu coração é bom. Anne sofre com a duvida quanto ao sentimentos Wentworth, pois não sabe se permanecem os mesmos como os dela. Acompanhamos seus pensamentos e impressões sobre seu próprio comportamento e o de Frederick. É impossível não sentir o que Anne está sentido, suas incertezas  e sua espera envolvem o leitor.  E também é impossivel não suspirar com a carta do Capitão Wentworth.
"Não se atreva
a dizer que o homem esquece mais rápido que a mulher, que seu amor morre
mais cedo. Eu tenho amado somente você, mais ninguém. Injusto posso
ter sido, fraco e ressentido também, mas nunca inconstante. Você, apenas você
trouxe-me para Bath. Faço planos pensando somente em você."

O final foi bastante satisfatório, bem romântico. Foi uma boa leitura, mas não a minha preferida do ano, creio que seja necessário ler mais uma vez, pois a historia tem muita qualidade. Por fim, posso dizer que é uma historia agradável e que ler Jane Austen sempre vale a pena. 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Achei a história do livro bem doce, a capa é linda demais, gosto muito de história de romances. A Jane Austen acertou nesse livro ela como sempre arrasa nos seus escitos. Fiquei bastante curiosa pelo livro, uma ótima dica de livro pra quem gosta desse gênero de livro vai gostar muito, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar mesmo. O livro é lindo, apesar de não ser meu preferido, ainda sim achei um amor.

      Excluir
  2. Eu nunca li nem uma das obras da Jane Austin, fico sempre jogando para depois, mas depois de Orgulho e preconceito, Persuasão é o livro da autora que tenho mais curiosidade e com certeza vai ser um dos primeiros que irei ler.
    Ótima resenha, parabéns! Beijos

    De Passagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é um amor, Mr Darcy <3. Persuasão é maravilhoso também , não tanto quanto O e Preconceito, mas ainda sim é muito lindo. Muito obrigada. Beijos

      Excluir
  3. A história em si parece bem interessante, romance é meu ponto fraco rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante, apesar de como eu falei, eles não se encontrarem muita. A carta no final é linda demais. Beijos

      Excluir
  4. Ainda não li nada da Jane, apesar de ter um colectânea com três obras delas incluindo esta. Gostei da tua resenha e fiquei feliz de saber que é uma boa história, nada grandiosa, mas ainda sim boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Jane Austennnn, e linda demais a escrita dela. Uma delicia de leitura. Beijos

      Excluir
  5. Tenho uma edição de Jane Austen que possui Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, além de Persuasão. Já li os dois primeiros, mas até então não dei nenhuma chance pro último! Sua resenha me animou bastante a começar a leitura.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. É uma leitura maravilhosa e gostosa de se fazer. Recomendo muitíssimo. Beijos

      Excluir

Participo

”descrição

Popular Posts