Resenha: Novela "A Favorita"

julho 06, 2016


Eu sou uma noveleira assumida, ou era, pois atualmente não acompanho nenhuma snif, e o que tem de folhetim que assisti não dá para contar nos dedos. Entre mexicanas, brasileiras e argentinas, não sei escolher de qual gostei mais, por isso decidi fazer um post especial para a favoritas, não vou encher o blog com esse assunto, mas de vez em quando você vai me ver postar sobre essa pequena paixãozinha minha.
A primeira escolhida foi "A Favorita", a novela do autor João Emanuel Carneiro, que fugiu dos modelos habituais de folhetim ao revelar ao público quem era a vilã e quem era a mocinha somente depois de vários capítulos da trama. Quanta gente não foi enganada pela carinha de boa moça da Patrícia Pilar na pela da vilã Flora...
Após cumprir uma pena de 18 anos de reclusão pelo assassinato de Marcelo Fontini, o marido de Donatela, Flora deixa a prisão disposta a provar a sua inocência, acusando a ex-parceira de ter cometido o crime. Ao mesmo tempo, quer se reaproximar da filha Lara. A ex-presidiária garante que foi vítima de uma farsa armada por Donatela, a quem acusa de estar interessada na fortuna da família Fontini. Donatela afirma que o desejo de Flora, na verdade, sempre foi pegar o seu lugar. Ela defende que Flora se casou com Dodi, amigo de Marcelo, só para poder ficar perto dela e de seu marido e atrapalhar seu casamento. Quando percebeu que Marcelo nunca iria se separar, resolveu matá-lo. De acordo com Donatela, ela e Dodi foram vítimas de Flora, e a tragédia os aproximou. Dezoito anos após o crime, os dois estão casados e vivem com Lara no mesmo rancho dos pais de Marcelo. Aos poucos, Flora consegue uma aliada em sua defesa: Irene, a mãe de Marcelo e avó de Lara, acredita na inocência da moça e faz tudo para reaproximá-la da neta, com o tempo a consegue reverter o jogo colocando todos ao seu favor e culpar Donatela. E é aí que a trama começa realmente, com Donatela tentando provar sua inocência e recuperar a vida que Flora lhe roubou.
No início Flora sai da cadeia depois de passar dezoito anos presa, e a vilã sai cheia de ódio para se vingar da sua rival Donatela. Ela usa de artifícios para se aproximar de Irene, mãe de seu ex-amante assassinado, para assim poder começar seu plano de virar o jogo e roubar toda a vida de sua inimiga., mas nem todo mundo é tonto e acredita nela, Flora  tenta se aproximar de seu pai, o "seu Pedro", mas este a coloca para correr, pois conhece muito bem a filha que tem. Na verdade ele considera Donatela como sua filha. Lara mesmo de início se afeiçoa a sua mãe por não saber de quem se trata, mas quando descobre não confia nem um pouco nela, e Gonçalo (pai de Marcelo) não acredita nas histórias contadas pela ex-detenta.
Capitulo vai, capitulo vem, Gonçalo passa a acreditar em Flora, mas isso acontece quando ela faz muito para incriminar Donatela. Armando um plano para que sua amiga Cilene mude seu depoimento acusando-a de matar Marcelo, assim trazendo a reviravolta no caso. Já Lara continua desconfiando, mesmo se sentindo um pouco mal por isso, e nunca deixa de amar sua mãe adotiva e ter esperança de que ela vai provar sua inocência.
Muitas reviravoltas ocorrem na trama, como quando Donatela sai da prisão com ajuda de Diva Palhares (Giulia Gam)uma mulher que virou sua amiga por odiar Flora há muitos anos. Ela sai da cadeia no lugar de Diva para tentar provar sua inocência, coisa que não conseguiriam estando trancafiada. E ainda quando o público descobre que o filho de Donatela que ela cita várias vezes desde o ínicio que o perdeu, está vivo e namora Lara.

Na primeira vez que assisti confesso que fui enganada pela vilã, acho que eu era meio boba com 12 anos, mas ao ver a novela pela segunda vez eu percebi claramente as pistas do autor. É muito na cara quem é boa e quem é má, não tem condição. Donatela se fazendo de durona e querendo botar medo em Flora é muito tenso, porque ela bem que poderia fazer alguma coisa mesmo e sair da ameaça, mas não faz, por que é boazinha. Outra coisa irritante é o apoio de Irene a Flora, ô mulher chata nem um pouco carismática, lembro que ninguém gostava dela.


Patrícia Pilar interpretou tão bem que Flora mesmo sendo vilã, não deixou de ser engraçada, era ótimo odiá-la, era inteligente, porém meio louca, sua inveja de Donatela era deprimente, desde criança ela era obcecada pela ex-parceira de dupla. Essa vilã está entre as melhores da teledramaturgia brasileira na minha opinião esquece Carminha, não gosto dela, Flora é inesquecível.
A trilha sonora é cheia de sertanejo universitário que sinceramente eu não gosto nem um pouco, mas faz parte do contexto, já que Flora e Donatela  catavam(o sertanejo tradicional) e ainda tem Cassiano, ex-namorado de Lara que durante a novela, está iniciando sua carreira musical.

Além dessa rivalidade vinda do passado, as duas protagonista ainda disputam o amor de Zé Bob, aliás Flora disputa, pois é Donatela quem detém o coração do jornalista interpretado por Carmo Dalla Vechia. O casal formado entre ele e Cláudia Raia combinou demais, fez muita gente torcer por um final feliz. Apesar de Zé Bob ter duvidado da mocinha e até contribuído para sua prisão. Depois ele se redimiu ao ajuda-la a provar sua inocência.
Donatela enfrenta muita coisa até conseguir provar que é inocente. Perde a confiança de sua família, tem sua reputação manchada na sociedade, perde seu amor Zé Bob, é presa e chora muito. Porém no final tudo dá certo, e mesmo tendo fingido que estava morta para todo mundo, a mocinha ficou livre.

Na novela também foram mostradas tramas paralelas, Como a história de Maria do Céu(Deborah Secco), Copolla(Tarcísio Meira) e sua família, Augusto Cesar(José Mayer), só que para falar a verdade, eu não me interessei muito. Haviam algumas que eram um tédio, outras eram boazinhas, mas nenhuma era realmente interessante. O melhor de A Favorita está em suas duas protagonistas que ficaram marcadas na minha memória e de muita gente. A audiência não foi das melhores, mas ao meu ver estão faltando novelas boas como essa hoje me dia.


You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu lembro dessa novela e no inicio lembro de ficar na duvida de quem era a vilã. Depois de ver como a Flora era falsa e dissimulada ao extremo, eu torcia para ela se dá mal.
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também hahaha, Flora era divertida as vezes, mas eu torcia para ela se dar mal na verdade. :D

      Excluir
  2. Ela é uma das minhas favoritas.
    Por causa do elenco e das personagens..
    Na verdade ainda lembro da música "Que beijinho docee que ele temm.." hahha
    Gosto dela, Fina estampa e senhora do destino <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, esqueci de colocar isso no post. Essa música nunca saiu da minha memória. Adoro Senhora do Destino, mas Fina Estampa não gostei. *-------*

      Excluir
  3. Hey!

    Eu assisti essa novela, mas só alguns capítulos. Nunca fui muito ligada em novelas das nove, costumava assistir mais as das seis, e hoje em dia nem isso... Hahaa,

    beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisto mais é nada, hoje em dia as novelas não estão prestando :(

      Excluir
  4. Melhor novela da globo hahaha eu adoravaaa! queria que reprisasse <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também hahaha, mas como não adiantaria para mim já estou assistindo online mesmo.

      Excluir
  5. Geeente, desenterrou legal! Eu nunca fui muito fã de novelas, a unica que gostava era O Beijo do Vampiro, até esta aparecer. Claro que teve muitos problemas e questões típicas de novela da Globo, mas pra mim foi uma das melhores de todos os tempos.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts