Dicas para sair da ressaca literária

julho 04, 2016

Há algum tempo atrás eu postei aqui no blog um texto sobre ressaca literária e como ela estava me fazendo mal. Eu sou uma pessoa apaixonada demais por livros e consigo ler quase toda modalidade dos gêneros literários e ficar sem concluir minha leituras é como um veneno. Infelizmente passei por isso no ano passado, foi muito ruim e não desejo para ninguém. Bom, depois que fiz esse post, algumas pessoas me deram dicas de como sair dessa fase. Eu mesma sabia que tinha que fazer algo, porém não conseguia sair daquilo. Depois dessa postagem  Ressaca literária ou preguiça? e dos comentários positivos, finalmente comecei a por em prática algumas das dicas. E hoje posso dizer que voltei ao normal, não leio tanto quanto gostaria, entretanto já é um progresso muito grande. Com isso eu resolvi dar algumas dicas de como sair dessa maldição dos leitores. Confira:

Estipule metas de leitura: 
Proponha a leitura de uma quantidade de páginas x para ler de uma vez. Eu me esforcei bastante e consegui começar lendo pelo menos dez páginas por vez. É pouco, mas já ajuda muito.

Termine algum livro que você deixou pela metade quando entrou na ressaca: 
Eu fiz isso e posso dizer que dá muito certo. Comecei lendo primeiro os livros que havia deixado de lado no meio da leitura. Terminar Assassin's Creed e Um Homem misterioso foi uma luta, mas finalmente consegui e foi muito aliviante. Tirou um peso da minha consciência, e assim eu consegui me abrir para novas leituras sem a sensação de que poderia deixar mai uma vez um livro pendente.

Escolha previamente os livros que você tem interesse em ler:
Vou confessar que tentei sortear os livros que iria ler, mas não deu certo, pois justamente os que eu menos queria ler eram os sorteados assim não dá né  o que meio que me desestimulava a leitura. Larguei mão do sorteio e resolvi escolher eu mesma minha próxima aventura literária, e até agora está dando super certo.
Comece com livros curtos e fáceis de ler:
No meu caso, fiz isso após ler Um Homem Misterioso e Assassin's Creed, mas se você não quiser mesmo enfrentar aquela velha leitura que deixou pela metade como foi dito no item dois, é bom retomar seus hábitos com livros curtos de rápida leitura. Fiz isso com Só Por Hoje e Para Sempre: Diário de um recomeço do Renato Russo. Me senti muitíssimo bem ao concluir minha primeira leitura do ano já em janeiro.

É isso nerds e leitores, espero que tenham gostado das dicas, principalmente você que já passou ou está passando por essa fase tão temida na vida de quem é apaixonado por leitura. Gostaria de saber se você já passou por isso e como se livrou. Já ouviu falar, me diz aí nos comentários. Beijos da nerdista.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Eu sempre intercalo um livro curto e simples entre uma leitura mais complexa e outra para não entrar na ressaca literária. E adorei as suas dicas Aline

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou aprendendo a fazer isso :D Obrigada, beijos.

      Excluir
  2. Ressaca é muito ruim rs
    Eu tento faço como a Stephanie disse ali em cima..
    Escolher uma leitura leve, e depois uma complexa..

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica de terminar um livro! Acho que quando você começa e tem uma ressaca no meio do livro, você pode até começar outro livro pra dar uma aliviada, mas nunca abandonar o livro! Só abandone se você não estiver gostando mesmo!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu só consegui voltar ao normal no ritmo de leituras quando terminei os que havia deixado pela metade, mas as vezes não rola isso com alguém, é dificil. Beijos :*

      Excluir
  4. oi oi,

    adorei o post! Passei por um pouco de ressaca esses tempos atrás, e ter minhas metas de leitura, assim como ler livros mais leves, me ajudou bastante! Suas dicas estão incríveis!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts