Resenha: O Segredo dos seus olhos

novembro 10, 2015

 No início dos anos 70, quando Benjamín Chaparro trabalhava em um juizado de Buenos Aires, um inquérito de homicídio - o brutal estupro e assassinato de uma jovem dona de casa - deixou marcas profundas no cotidiano da repartição. Trinta anos depois, aposentado, Chaparro dedica seu tempo a escrever um romance. Em busca de inspiração, ele retorna ao juizado e o contato com as salas e corredores de seu passado o faz relembrar um dos momentos mais significativos de sua vida: o crime, com todos os seus detalhes chocantes; os desdobramentos inesperados do caso, no contexto de uma Argentina às vésperas da entrada na ditadura militar; e a história de amor secreto que viveu em meio a toda essa turbulência e que permeou todo o seu profundo envolvimento no caso.

Já faz algum tempo que li esse livro, mas ele continua sendo um dos meus preferidos, se não O preferido. Para mim, no início a história andou devagar, quase desisti de ler, e tenho dúvidas sobre o motivo, se foi por preguiça ou o começo do livro que é chato mesmo. Bem, acho que um pouco dos dois.
Que deliciosa sensação de começar um livro sem expectativa e acaba se surpreendendo e amando a história não é mesmo? Com O Segredo dos seus olhos foi assim. Comprei ele numa promoção, na verdade eu ia comprar outro, mas o que eu queria já tinha esgotado, daí fui procurar algum que me agradasse, foi quando encontrei esse livro, ele me chamou a atenção primeiramente pela capa, pois me pareceu um lindo romance (super romântico), e depois a sinopse. Qual não foi minha surpresa quando eu descobri que não se tratava de uma história romântica e sim policial, primeiro me decepcionei, mas como eu gosto desse tipo de literatura, resolvi dar uma chance. Não me arrependi.
O Segredo dos seus olhos, ou La Pregunta de sus ojos no original, é uma história de suspense, perda, amor não confesso, e olhares profundos que denunciam.

Inicia-se com Benjamin Chaparro um ex-oficial da justiça a caminho da sua despedida. Ele acaba não indo e ao invés disso, decide pegar emprestada a máquina de escrever para dar inicio a escrita de seu livro, onde pretende contar a história do caso que mais marcou sua carreira- o brutal assassinato da jovem Liliana Colloto. É aí logo no começo onde ficamos sabendo de seu sentimento por Irene, nunca confesso, e conhecemos a personalidade confusa e insegura de Chaparro. Tudo isso é possível, pois o a história começa com um narrador em terceira pessoa. Diferentemente da maior parte do livro.
Passada a cena inicial, começa o enredo do livro de Benjamin, que é narrada em primeira pessoa. Dessa forma agora temos a visão do protagonista, contando os fatos ocorridos ao longo dos anos da investigação do assassinato de Liliana, e a saga do marido Ricardo Morales na busca por vingança e justiça contra aquele que destruiu sua vida. É angustiante o envolvimento de Benjamin, pois apesar de o caso ter sido arquivado, ele não não consegue esquecer e continua com a investigação, chegando a ter uma estranha amizade com o marido da vítima.
O acontecimentos fictícios dessa história são mesclados com o cenário político real da ditadura Argentina. É interessante, pois os fatos foram diretamente afetados por isso, porém Sacheri, não se aprofunda nessa questão política.
Gostei bastante da alternância entre primeira e terceira pessoa, acho uma forma pouco comum de narrativa. É interessante ter a visão de Benjamín sobre os fatos, complementado pela visão geral do narrador onisciente. O mesmo ocorre com tempo, pois vez ou outra vemos além da tensão da investigação, o presente de Benjamin e seus encontros e desculpas para encontros com Irene que dá um tom romântico a história.
É pertinente o fato de Chaparro descobrir o assassino da pobre moça, por reconhecer o olhar do assassino. Aquele olhar que ele tanto conhecia por ser mestre no assunto "olhar de longe". Acredito que venha daí o nome do livro d'ho.
Uma coisa que me incomoda é o fato de não dar para perceber se Irene realmente corresponde o amor de Chaparro, isso me irrita. O desenrolar da história de Ricardo Morales foi o esperado,( mas eu não posso dar spoilers né) consequência de seu sofrimento e desejo de justiça, ou vingança, que é angustiante.

Pode conter spoiler:
No final temos a cena entre Irene e Benjamin, em que Chaparro finalmente decide se declara, e compartilhamos a dúvida do protagonista em razão da resposta de sua mada. Cena esta que deixa uma interrogação sobre o destino do casal, pois é justo antes de acontecer que o livro  acaba.

Gostei muito de desse livro, O Segredo dos seus olhos é uma excelente história, começa devagar, porém com o desenrolar dos fatos ele te prende. Só não gostei mais do livro do que do filme de 2009, ganhador de Oscar "El Secreto de Sus Ojos". Protagonizado por Ricardo Darín(Benjamin) e Soledad Villamil(Irene), a película teve algumas alterações dos fatos que complementaram de forma primorosa o enredo do livro. Mas sobre o filme eu vou falar em outro post né. Beijos e até a próxima.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Parece um livro interessante. Gosto do fato de se passar na Argentina, acho que nunca li que se passasse por lá, ainda mais se pensar nesse momento histórico do país.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro que li ambientado na Argentina. É diferente e maravilhoso.

      Excluir

Participo

”descrição

Popular Posts