Resenha Só por hoje e para sempre - Diário de um recomeço

janeiro 19, 2016


Vinte nove dias sem álcool e drogas: O diário que o líder da Legião Urbana escreveu na clínica de reabilitação.


Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação. O diário foi feito com base nas respostas ao tratamento e no dia a dia de Renato Russo em Vila Serena.

Como fã das músicas da Legião Urbana, desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro imediatamente o coloquei na lista de compras literárias. E o que eu posso dizer desse livro maravilhoso, foi ótimo saber um pouco dos bastidores de um período tão delicado na vida do astro do rock nacional Renato Russo. 
Em seus relatos Renato nos mostra o que estava por trás da sua personalidade rebelde. Passado durante o tratamento que teve na clínica Vila Serena, em Só por hoje e para sempre Renato descreve como era o dia a dia do programa de reabilitação e como se sentia diante dele, contava o que achava dos colegas, médicos e reuniões dos grupos. Por vezes vemos que Renato levava a sério o tratamento e esperava que desse tudo certo. Há frases positivas sobre seu futuro e sobre o tratamento.

Os escritos são mesclados entre lembranças anteriores a internação, o que fazia parte do programa, onde Renato descrevia fatos que de alguma forma explicavam sua dependência, e o presente na clínica, as tarefas e a visão dele em relação a seu comportamento diante do tratamento. 
Em algumas páginas vemos desenhos e algumas observações feitas por Renato, rabiscos e recados. Durante a leitura, eu não consegui deixar de rir com algumas coisas que ele dizia, talvez a forma como ele escreveu tão humana, tão próxima. Todo fã da Legião Urbana deveria ler esse livro, pois é uma forma de ter um contato mais íntimo e próximo do músico.
Segundo Giuliano Manfredini filho de Renato Russo como consta no início do livro, este volume faz parte de uma série de livros sobre os escritos do pai que a Companhia das Letras está lançando( algo que vou pesquisar mais ainda sobre).
Leitura rápida que não deixa de ser intensa, Só por hoje e para sempre é um mergulho profundo do leitor a uma etapa importante na vida do mito Renato Russo. Vale sim muito a pena ler, pode acreditar.
Espero que tenham gostado, me conta sua opinião sobre o livro, vou adorar saber. Beijos.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ai, eu amo Renato Russo, ainda mais por ele ser da minha cidade <3
    Fiquei com vontade de ler esse livro, deve ser bem interessante e triste, mas vou tentar ler ele sem dúvida!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, mas também não chega a ser depressivo, tem pensamentos muito positivos. <3

      Excluir
  2. Renato Russo = Melhor pessoa haha; Quero muito ler esse livro, espero muito encontrar na livraria haha.
    Beijos.
    Blog - Bunny and Sara

    ResponderExcluir
  3. Como ele faz falta =(
    Não conhecia o livro e fiquei com vontade de conhecer a história ^^

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostava de Renato Russo na adolescência, mas com o passar do tempo, não sei porque eu não me sinto bem quando esculto as músicas de Legião :(
    Achei interessante o livro, gosto de livros com anotações e tal... essa "interação".
    :*
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui fã de Legião, mas confesso que o Renato era um ícone. As letras que ele escreveu são demais.
    Fiquei interessada pelo livro, ainda mais sendo algo tão pessoal assim.
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts